Decorreu a 21 de março de 2016, diante do Palácio Nacional de Mafra, a cerimónia de receção das Forças Armadas Portuguesas a S. Ex.ª o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.
Nesta cerimónia participaram unidades e meios dos três Ramos das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea), contando cerca de mil militares. Houve ainda uma significativa adesão de população civil, com destaque para a presença de mais de 700 jovens que fizeram questão de marcar presença.
Da cerimónia releva-se a intervenção do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Pina Monteiro, onde destacou os aspetos históricos indissociáveis entre a Nação e as Forças Armadas e o empenhamento das mesmas em território nacional e nas mais diferentes regiões do mundo, na proteção e salvaguarda de pessoas e bens (pode ler o discurso completo ao clicar aqui).
Posteriormente, o Presidente da República fez uso da palavra e – entre várias coisas – salientou uma intenção de proximidade com as Forças Armadas (pode ler o discurso completo ao clicar aqui).
A cerimónia encerrou com o desfile das Forças em parada, a que se seguiu um momento musical na Basílica do Palácio Nacional de Mafra (concerto a seis órgãos). Depois, houve ainda lugar à plantação por parte do Presidente da República de uma Magnólia, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore. Por fim, o Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa assinou o livro de honra das Forças Armadas. na Sala Elíptica da Escola das Armas.