Realizou-se hoje, 04 de maio, na Base Aérea de Siauliai, Lituânia, a cerimónia oficial da transferência do comando da operação BALTIC AIR POLICING 2016 (BAP16), tendo sido presidida pelo Vice-Ministro da Defesa Nacional lituano.
Na cerimónia, que contou com a presença de altas entidades, civis e militares, da Lituânia, da Letónia, da Estónia, de Espanha e de Portugal foi entregue oficialmente à Força Nacional Destacada a chave do espaço aéreo báltico, tornando-se assim a nação líder do BAP16.
O Comandante do Destacamento, Tenente-Coronel Piloto-Aviador Francisco Dionísio, salientou no seu discurso que “É uma honra e um orgulho para Portugal ser mais uma vez a nação líder da operação”. Reforçou ainda que o sucesso do BAP16 só é possível devido “ao empenhamento da sua equipa, ao seu esforço e dedicação, cuja experiência acumulada revela ser imprescindível para o cumprimento cabal da operação”.
O contingente português irá realizar operações aéreas até o próximo dia 31 de agosto assim como apoiar o Centro de Relato e Controlo de Karmelava com controladores de defesa aérea da Força Aérea Portuguesa.