Conteúdo principal

Força Aérea resgata tripulante do navio "Pereira e Moça"

 

As tripulações das esquadras 502 e 751 da Força Aérea, em alerta na Base Aérea Nº4, nas Lajes – Ilha Terceira, e em Porto Santo, estiveram empenhadas nos últimos dias em 4 missões de evacuação médica com cerca de 14 horas de voo resultando em 6 vidas salvas.

No dia 14 de julho, pelas 23H25 descolou da Base Aérea N.º4 um helicóptero EH-101 Merlin, encaminhado à zona de operações por um avião C-295M da Força Aérea. O resgate foi efetuado a um tripulante, de 38 anos e nacionalidade ucraniana, a bordo do pesqueiro português “Pereira e Moça”, a cerca de 426kms a Noroeste da Ilha das Flores.

A missão decorreu durante a noite com as dificuldades inerentes a um resgate efetuado a um navio pesqueiro. Devido à dimensão do navio e à ondulação que se fazia sentir o recuperador-salvador da Força Aérea decidiu utilizar a técnica de highline (descida em slide) para conseguir chegar ao navio. O tripulante foi resgatado com sucesso pelas 03H05.

Terminado o resgate, ambas as aeronaves dirigiram-se para a Ilha das Flores onde a tripulação do EH-101 Merlin transferiu o cidadão ucraniano para o avião C-295M, fazendo com que fosse mais rápido a sua chegada ao Hospital de Santo Espírito em Ponta Delgada – S.Miguel, onde chegou pelas 06H45.

A missão foi dada por concluída no dia 15 de julho pelas 09H40 quando o EH-101 Merlin aterrou nas Lajes.

As restantes evacuações médicas efetuadas pela tripulação do C-295M, decorreram entre a ilha de Porto Santo e da Madeira.