A Força Aérea participou numa operação com vista à fiscalização de embarcações de pesca nos Açores, entre os dias 17 e 19 de junho, em coordenação com a Inspeção Regional das Pescas e a Marinha.
Nesta operação, foi empenhada uma aeronave C-295M, da Esquadra 502 – “Elefantes”, que realizou mais de 21 horas de voo e percorreu uma área de 546340 quilómetros quadrados em apenas três dias.
A missão atribuída à Força Aérea consistiu na recolha de um considerável volume de dados sobre a atividade das embarcações. Depois de processados, esses dados foram transmitidos à Inspeção Regional das Pescas.
Entre 447 alvos detetados, 70 navios de pesca foram efetivamente fiscalizados no seguimento das informações recolhidas pela Força Aérea. Como resultado da missão realizada, foi identificado um navio em presumível infração por operação na Reserva Natural dos Ilhéus das Formigas sem autorização para tal.
A realização de missões conjuntas entre a Força Aérea, a Marinha e a Inspeção Regional das Pesca tem como principal objetivo o controlo e a fiscalização de navios de pesca a operar a maior distância da costa. Estas missões cobrem toda a subárea dos Açores da ZEE Nacional até às 200 milhas de distância da costa e a verificação de atividade na área externa adjacente.