Conteúdo principal

Destacamento BAP 2016 oferece livros portugueses na Lituânia

A Força Nacional Destacada (FND) na missão Baltic Air Policing 2016, na Lituânia, ofereceu no dia 17 de agosto de 2016, um conjunto de livros e material cultural portugueses à Biblioteca da Universidade de Siauliai (cidade onde fica a Base Aérea que acolhe o destacamento português durante a missão).
 
Os livros, de caráter ficcional, poético e didático-pedagógico são de diversos autores portugueses e lusófonos, como António Lobo Antunes, Antonio Tabucchi (nacionalidade italiana e portuguesa), Daniel Sampaio, Domingos Amaral, Dulce Maria Cardoso, João de Melo, João Tordo, José Gomes Ferreira, Manuel Alegre, Maria João Lopo de Carvalho, Mário Cláudio, Mia Couto, Miguel Torga, Nuno Camarneiro, Ondjaki, Patrícia Reis e Rosa Lobato de Faria.
 
Juntamente com as obras, o destacamento ofereceu ainda dois livros sobre as Forças Armadas Portuguesas (um bilingue, em português e inglês; e outro apenas em português), bem como um DVD com imagens de Portugal visto do céu e outro DVD sobre os 50 anos que a aeronave Alouette III leva ao serviço da Força Aérea Portuguesa.
 
A diretora da biblioteca, Ausra Mingailiené, afirmou estar muito agradada com esta oferta. Segundo a responsável, estas obras constituem uma oportunidade para que os vários estudantes lituanos que participam no programa universitário Erasmus em Portugal possam – ao regressar ao seu país – manter um contacto mais frequente com a língua portuguesa.
 
Afirmou ainda que a Biblioteca da Universidade de Siauliai mantém-se em comunicação com as bibliotecas universitárias de outros países – nos quais se inclui Portugal – e que esporadicamente existem intercâmbios de professores e bibliotecários entre estes. Assim, em outubro de 2016, Ausra e mais alguns responsáveis desta biblioteca viajarão até às ilhas açorianas de São Miguel e Terceira por alguns dias, para mais um intercâmbio.
 
Existem também, anualmente, alguns estudantes universitários portugueses em Erasmus em Siauliai, que podem também recorrer a obras portuguesas caso delas necessitem.
 
A Biblioteca da Universidade de Siauliai é recente, decorada com um estilo contemporâneo e está muito bem equipada a nível bibliográfico, artístico, social e multimédia, colocando ao dispor dos alunos da sua Universidade (e de outras Universidades da Lituânia e da Europa) uma base de dados relevante e atualizada.
 
A entrega destas obras só foi possível com a colaboração do grupo Leya, que gentilmente cedeu as mesmas antes da partida desta FND para a Lituânia. Também o departamento cultural da Embaixada de Portugal na Dinamarca (que coordena a representação diplomática portuguesa na Lituânia) e do Ministério da Educação da Lituânia se revelaram vitais para que esta ação se tenha tornado realidade.