Conteúdo principal

Força Aérea alcança 200 horas de voo nos Bálticos

O contingente da Força Aérea na missão Enhanced Air Policing 2024, na Lituânia, atingiu o marco das 200 horas de voo ao serviço da NATO.

A operar a partir da base de siauliai, desde o início de abril, os F-16M atingiram, entre missões de treino e missões reais, as 200 horas de voo, prova da competência português.

O destacamento integrou, no último mês, o exercício Ramstein Alloy e o exercício Neptune Strike. Estes eventos de treino promovem a interoperabilidade entre as nações NATO presentes na região e outras que se deslocam para participar, beneficiando da diversidade de meios disponíveis, o que também se revela como uma excelente oportunidade para praticar e aperfeiçoar os complexos procedimentos de planeamento, coordenação e execução deste tipo de missões, garantindo-se os mais elevados padrões de segurança.

O destacamento português conta com um dispositivo de quatro F-16M e um contingente de até 95 militares, estando a operar a partir da Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, onde vai estar até ao final do mês de julho.

A Força Aérea integra o bloco 65 juntamente com a Força Aérea Espanhola e a Força Aérea Alemã assegurando juntos o policiamento do espaço aéreo dos países bálticos (Lituânia, Letónia e Estónia).