Conteúdo principal

Força Aérea participa no exercício SEABORDER

A Força Aérea participou, de 05 a 09 de setembro de 2016, no exercício multinacional SEABORDER. O exercício, inserido no âmbito da iniciativa 5+5, contou com a participação de militares e meios da Argélia, França, Espanha, Itália, Malta, Marrocos, Mauritânia e Portugal.

A participação nacional contou com a aeronave C-295M da Esquadra 502 – “Elefantes”, configurada para Vigilância Marítima com a função de detetar, identificar e seguir uma embarcação suspeita de atividades ilícitas (nomeadamente de migração ilegal e tráfico de armas), para que em seguida uma força Naval Combinada procedesse à sua abordagem e apreensão.

A aeronave nacional realizou um total de 04h05 de voo no decorrer deste exercício, tendo atingido a totalidade dos objetivos propostos. Saliente-se que foi a única aeronave de asa fixa (um avião) participante no mesmo.

Após a realização do exercício, a aeronave regressou à base de Sigonella, onde mantém a sua participação na missão TRITON16 da Agência FRONTEX. Até ao momento participou no salvamento de 350 pessoas ao largo de Itália.

Saiba mais sobre o exercício SEABORDER do ano passado, aqui.
 
Veja aqui o vídeo da nossa participação neste exercício.




 
Ainda no âmbito 5+5, pode conhecer um pouco melhor o que fazemos no caso da Defesa Aérea, no vídeo abaixo.