Conteúdo principal

Força Aérea transporta Comissária da PSP com Malária

 

A Força Aérea, através da Esquadra 504 – "Linces", realizou o transporte médico de uma Comissária da Polícia de Segurança Pública (PSP), doente após ter contraido Malária, na República Centro-Africana, onde se encontrava destacada ao serviço da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA).
 
Uma aeronave Falcon 50, com uma equipa médica da Força Aérea (Direção de Saúde) a bordo, descolou do Aeródromo de Trânsito N.º1, em Figo Maduro, Lisboa, pelas 15h00 (hora local), em direção a Bangui na República Centro-Africana, onde se encontrava a Comissária da PSP a aguardar a evacuação médica.
 
O Falcon 50 aterrou no aeroporto de Bangui pelas 21h00 (hora local), e viria a descolar uma hora e meia depois já com a doente a bordo.
 
A viagem até ao Aeroporto da Portela, em Lisboa, demorou 06h40, tendo a aeronave da Força Aérea aterrado em solo português pelas 05h10 (hora local).
 
A Comissária, sempre acompanhada pela equipa médica da Força Aérea, foi transportado por uma ambulância até ao Hospital das Forças Armadas.
 
Esta missão, onde estiveram empenhadas uma aeronave Falcon 50, da Esquadra 504 – “Linces”, e uma equipa médica, composta por um médico e um enfermeiro do núcleo de evacuações aeromédicas da Direção de Saúde da Força Aérea, teve a duração de doze horas e quarenta minutos.