Conteúdo principal

BA4 testa plano de emergência do aeródromo

 

A Base Aérea N.º4 (BA4), nos Açores, testou, no dia 21 de junho, o plano de emergência do aeródromo, com a realização de um exercício de emergência à escala total.
 
O simulacro iniciou-se com a declaração de situação de emergência de uma aeronave civil, tipo Bombardier Q400, com 82 ocupantes, que em aproximação ao aeródromo da Base Aérea N.º4 reporta problemas de controlo nas superfícies de comando.
 
Durante a aterragem, ocorre um forte impacto com o solo que provoca o colapso do trem de nariz e do trem principal direito, originando uma saída de pista, vindo a aeronave a imobilizar-se na Placa Bravo partida em duas partes e com um incêndio no motor n.º1
 
Os primeiros meios de socorro a chegar ao local foram os Bombeiros do 65th Air Base Group (United States Air Force), o Serviço de Saúde da Força Aérea (BA4) e a Polícia Aérea, que prestaram o primeiro auxílio.
 
Participaram também no simulacro elementos da Aerogare Civil das Lajes, do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), da Polícia de Segurança Pública (PSP), da Direção Regional da Saúde, do Hospital Santos Espírito da ilha Terceira (HSEIT), Centro de Saúde da Praia da Vitória, entre outros.
 
Como avaliadores, marcaram presença um inspetor da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) e outro da Força Aérea.
 
Este exercício realizou-se no âmbito do processo de certificação do aeródromo da Base Aérea N.º4 para uso de aeronaves civis, tendo sido um importante teste à interoperabilidade dos vários organismos, civis e militares, envolvidos.

VEJA AS FOTOGRAFIAS