A Força Aérea resgatou dois feridos graves que se encontravam a bordo do cargueiro “TAMAR”, na madrugada de 26 de abril, a 444 quilómetros da Ilha Terceira, Açores. Os pacientes, de 35 e de 40 anos, ambos de nacionalidade filipina, apresentavam queimaduras graves e necessitavam de assistência médica urgente. Foram recuperados pela tripulação do EH-101 MERLIN, da Esquadra 751 – Pumas.
As operações aéreas foram conduzidas pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes, após solicitação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (Marinha Portuguesa). O helicóptero descolou da Base Aérea N.º 4 – Lajes, com uma equipa médica militar a bordo, e seguiu para a zona onde se encontrava a embarcação, com bandeira das Ilhas Marshall.
Os pacientes estavam a ser acompanhados desde o dia 24 de abril por uma equipa médica de paraquedistas da Força Aérea dos Estados Unidos da América, ativada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Boston.
Depois de retirados do navio pela Esquadra 751, os dois pacientes foram transportados até à BA4, onde se encontrava a postos uma aeronave FALCON 50, também com uma equipa médica a bordo. Devido às suas características (adaptabilidade e velocidade), o meio aéreo operado pela Esquadra 504 – “Linces” foi empenhado para realizar o transporte urgente dos indivíduos até Lisboa. Aterrou ao início da tarde no Aeródromo de Trânsito N.º1, em Figo Maduro, a partir de onde os dois feridos foram encaminhados para uma unidade hospitalar em ambulâncias do INEM.
Já pela tarde do dia 26, o destacamento da Esquadra 751 no Porto Santo, arquipélago da Madeira, foi ativado para um outro resgate em navio. Desta vez, foi necessário recuperar um doente a bordo da embarcação "Baía da Maia".
Após ter sido resgatado pela tripulação do EH-101 Merlin, o paciente foi prontamente encaminhado para uma unidade hospitalar para receber assistência médica especializada.