A Estação de Radar N.º 4 (ER4), no Pico do Areeiro – Ilha da Madeira, comemorou no dia 9 de maio de 2017 o seu quarto aniversário.
A cerimónia decorreu nas instalações da Unidade - a 1.813 metros de altitude - e foi presidida pelo Vice Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Tenente-General João Lopes da Silva , contando com a presença de altas entidades civis e militares.
O Comandante da Unidade, Tenente-Coronel Engenheiro Eletrotécnico Sérgio Cruz, enunciou na sua alocução os objetivos já alcançados nestes quatro anos de ER4, nomeadamente ao nível da prevenção de acidentes e formação interna. Salientou que os militares colocados nesta Unidade estão “conscientes dos momentos difíceis que o mundo e o nosso país atravessam, mas mesmo assim, e apesar de ninguém poder prever o futuro, a Estação de Radar N.º 4 tudo continuará a fazer na gestão moderada dos recursos atribuídos, tendo em vista a consecução dos objetivos superiormente determinados, procurando sempre vencer os obstáculos e as adversidades consequentes da situação que vivemos.
Esta Unidade Militar tem como Divisa “SERVIR PARA MAIS LONGE ALCANÇAR”, que se traduz na disponibilidade operacional de vencer a distância, e como Missão garantir a prontidão dos meios de vigilância e deteção. Na cerimónia decorreu ainda a rendição do Porta-Estandarte da Unidade.
A Estação de Radar N.º 4 é parte integrante do projeto de extensão do Sistema de Comando e Controlo Aéreo de Portugal e foi ativada em 2013. É a mais recente unidade da Força Aérea Portuguesa.