Primeiro dia Operacional no ASAREX21

No dia 27 de julho, realizou-se no ASAREX 21, um treino para missão de Busca e Salvamento. Trata-se de uma missão complexa, que envolve vários meios, muito planeamento e coordenação baseados em dados fornecidos pelo Rescue Coordination Centre.

Esta tipologia de missão consiste na procura e resgate de um ou vários indivíduos, de uma situação não favorável, neste caso no mar.

O treino baseou-se na simulação de um resgate no qual estiveram vários meios envolvidos, tais como o C-130H da Esquadra 501 – “Bisontes”, o P-3C CUP+ Orion da Esquadra 601 – “Lobos”, duas aeronaves HC-130J, uma da Força Aérea Americana e outra da Guarda Costeira Americana, o CC-130H da Força Aérea Canadiana, o NRP Viana do Castelo da Marinha e o EH-101 Merlin da Esquadra 751 – “Pumas”.

Esta missão permite treinar e consolidar as táticas, desenvolver técnicas e melhorar a interoperabilidade entre as forças dos países envolvidos, para quando chamados a operar em situações reais a forma de operar seja conhecida, coordenada e similar.