Centros de Coordenação de Busca e Salvamento no ASAREX 21

O ASAREX 21 é um exercício de Busca e Salvamento que exige um grande planeamento e coordenação de todas as entidades envolvidas.

Para o planeamento de missões de busca e salvamento existe uma entidade responsável por coordenar e apoiar as operações, designada Rescue Coordination Center (RCC). No ASAREX 21 participam dois RCC, RCC Lisboa e RCC Lajes, e um MRCC Delgada (Maritime Rescue Coordination Center).

O Major Paulo Santos, chefe do RCC Lisboa, afirma que “exercícios avançados como o ASAREX 21 permitem aos órgãos coordenadores a possibilidade de treinar e trabalhar de perto com os órgãos executantes, com os meios aéreos e navais e pessoas sobre terra e assim alinhar e treinar procedimentos e técnicas”. 

Por sua vez, a chefe do RCC Lajes, a Alferes Catarina Bernardino declara que “o ASAREX 21 permite alinhar procedimentos e ter novas experiências com outros RCC de regiões de busca e salvamento adjacentes de países como o Canadá e os Estados Unidos, permitindo assim uma maior preparação para situações reais”.

A área de Coordenação de missões de Busca e Salvamento é um desafio constante ao qual estes militares se adaptam todos os dias com melhor eficiência.

 

Créditos da foto: Petty Officer 2nd class Edward Wargo, USCG