Conteúdo principal

Força Aérea apoia mais de 60 doentes em 30 dias

Durante o primeiro mês do ano, a Força Aérea realizou 52 transportes médicos nos arquipélagos dos Açores e da Madeira e dos arquipélagos para o Continente, possibilitando que 62 doentes tivessem acesso aos cuidados hospitalares necessários.

Recorde-se que no Arquipélago dos Açores somente a Ilha Terceira, a Ilha de São Miguel e a Ilha do Faial dispõem de unidades hospitalares, e que no Arquipélago da Madeira, apenas a Ilha da Madeira.

Entre estes transportes médicos, destacam-se sete de longa distância dos arquipélagos para o Continente e um transporte internacional de uma paciente portuguesa de Espanha para Portugal.

A Força Aérea efetuou ainda quatro resgates em navios, através da Esquadra 751 – “Pumas”, que tiveram o acompanhamento da Esquadra 502 – “Elefantes” ou da Esquadra 601 – “Lobos”, e realizou dois transportes de órgãos para transplante em território nacional, através da Esquadra 504 - "Linces”.

No total, em janeiro, a Força Aérea realizou 58 missões de apoio direto à população, auxiliando 66 portugueses, para as quais empenhou as aeronaves C-295M, EH-101 Merlin, Falcon 50 e P-3C CUP+ ORION.

Em paralelo, continua a executar missões de vigilância e defesa aérea, bem como a cumprir com os compromissos internacionais.