Conteúdo principal

À mais pequena solicitação

Na semana de 19 a 25 de agosto, a Força Aérea efetuou 16 missões de interesse público, ao serviço de Portugal e dos portugueses, nas quais totalizou cerca de 70H00 de voo.

Foram várias as Esquadras da Força Aérea que, em prontidão máxima quer no continente quer nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, cumpriram as solicitações colocadas a este Ramo.

No início da semana, a Esquadra 504, que opera o FALCON 50, efetuou uma missão de transporte de órgãos a pedido do Gabinete Coordenador de Colheita e Transplantação.

A Esquadra 751, que opera o helicóptero EH-101 MERLIN e que se encontra destacada nas Lajes e no Porto Santo, efetuou três missões de busca e salvamento a tripulantes de embarcações desaparecidos no mar e três missões de evacuação médica urgente.

A Esquadra 502, que opera o avião C-295M e que também tem um destacamento nas Lajes e Porto Santo, efetuou quatro missões de evacuação médica e uma missão de apoio à Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) nas operações de combate aos incêndios.

No âmbito do apoio à ANPC também a Esquadra 552, que opera o helicóptero ALOUETTE III, efetuou quatro missões de reconhecimento, avaliação e coordenação aérea nos distritos onde deflagraram incêndios, auxiliando o Comando Nacional de Operações de Socorro na tomada de decisão.

Em alerta 24H por dia, a Força Aérea sempre pronta “à mais pequena solicitação".