O Distinguished Visitors Day (DVD) do Real Thaw 2022 (RT22) realizou-se, hoje, dia 5 de julho, na Base Aérea N.º 11 (BA11). Estiveram presentes, entre outras altas entidades, o Comandante Aéreo português, Tenente-General Matos Branco, o Comandante Aéreo francês, Major-General Dominique Tardif e o Comandante Aéreo espanhol, Brigadeiro-General Dominguez, rececionados pelo comandante da BA11, Coronel Carlos Lourenço e pelo Comandante do exercício, Major Emídio Fernandes.
Após a receção, as entidades visitaram as placas onde estão parqueadas as aeronaves que participam no RT22, assim como conheceram e observaram de perto algumas das muitas áreas que compõem o exercício.
O dia terminou com uma demonstração de capacidades das aeronaves portuguesas: F-16M, EH-101 Merlin e o AW119MKII “Koala”.
Este exercício pretende preparar os militares da Força Aérea, Marinha e Exército, e dos países participantes a atuar em operações conjuntas e combinadas potenciando a interoperabilidade entre todos. O RT22 oferece aos participantes uma oportunidade única de planear e executar missões, com o objetivo de integrar e sincronizar diferentes domínios para resolver um problema tático.
Relembre-se que o Real Thaw decorre até dia 8 de julho e conta com a participação de militares e aeronaves de sete países, Portugal, Bélgica, Espanha, Estados Unidos da América, França, Lituânia, Países Baixos, contando ainda com a participação de forças da NATO.
No total o exercício conta com 54 aeronaves e mais de 1000 militares.