Conteúdo principal

Força Aérea contribui para otimização do espaço aéreo

Decorreu hoje, dia 9 de março, no Aeródromo de Trânsito N.º 1, em Figo Maduro, a formalização do acordo de otimização do espaço aéreo estabelecido entre a Força Aérea e a NAV Portugal.

A cerimónia contou com a presença da Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, do Ministro das Infraestruturas, João Galamba, e do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea e Autoridade Aeronáutica Nacional, General João Cartaxo Alves.

O forte crescimento da procura aeroportuária no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa,  determinou a necessidade de reorganização do espaço aéreo na Área Terminal de Lisboa, incluindo as áreas militares de Alverca, Sintra, Montijo e do Campo de Tiro de Alcochete, expressa na Resolução de Conselho de Ministros 94/2019, de 23 de maio.

Sendo parte da solução, desde então a Força Aérea tem vindo a reorganizar o  dispositivo por forma a que seja possível a utilização conjunta do espaço aéreo com a atividade civil, sem que tal afete a operação militar, contribuindo assim para o aumento gradual da capacidade da Área Terminal de Lisboa. 

Após a assinatura das Cartas de Operações, a Ministra da Defesa Nacional realçou o papel de facilitador que a Força Aérea teve neste processo, recordando que, além de ter feito parte da solução, procedeu à reorganização do dispositivo, o que obrigou à consequente deslocalização de serviços, militares e respetivas famílias para outras unidades.

Já o Ministro das Infraestruturas destacou a importância do acordo alcançado e agora formalizado na resposta à urgente necessidade de aumentar a capacidade da Área Terminal de Lisboa.

As Cartas de Operações que formalizam o acordo de reorganização do espaço aéreo  foram assinadas pelo Diretor de Operações Aéreas da Força Aérea, Brigadeiro-General João Gonçalves, e pelo Diretor de Operações da NAV Portugal, Carlos Reis.