Rendição de Comandante do Campo de Tiro

Realizou-se no dia 28 de outubro a Cerimónia de rendição do Comandante do Campo de Tiro (Alcochete), presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro.

Tomou posse como Comandante da Unidade o Coronel Técnico de Manutenção de Armamento e Equipamento Emanuel de Jesus Rodrigues Guerra, substituindo no cargo o Coronel Técnico de Informática António Carlos dos Santos Delfim.

Após a tomada de posse, o Coronel Emanuel Guerra dirigiu algumas palavras aos presentes, das quais se destacam as que afirmam que o exercício da função de Comandante “não é um ato individual, à margem do pessoal que comanda e da realidade envolvente”.

O Coronel Guerra referiu ainda que “a respeitável idade desta Unidade [Campo de Tiro], quase com 110 anos de história, e o seu lema, «O saber da experiência feito», remetem desde logo para que as linhas de ação e o trabalho a realizar observem critérios de saber acumulado e de bom senso”, apontando como propósito “evitar a criação de perturbações resultantes de mudanças de rumo que não sejam amplamente justificadas”.

O novo Comandante relevou também “especial atenção […] às obrigações decorrentes da tutela do Campo de Tiro sobre a floresta que está dentro dos seus limites geográficos, de modo a potenciar a imagem da Unidade, o retorno financeiro e o valor acrescentado dos seus recursos florestais”. Por fim, mencionou “a necessidade de estabelecer um equilíbrio entre a exigência da Missão e as necessidades individuais” dos seus integrantes.

A cerimónia foi encerrada após o habitual desfile das forças em parada.

 

 

Por: RQ
ALF/RHL