Conteúdo principal

Campo de Tiro comemora 120 anos de existência

O Campo de Tiro (CT) comemorou hoje, dia 26 de março, a cerimónia dos 120 anos da unidade celebrados no passado domingo.

Ao longo da cerimónia – presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Tenente-General Eurico Craveiro – houve lugar às habituais cerimónias de Rendição do Porta-Estandarte Nacional e do Porta-Estandarte da Unidade; Homenagem aos Mortos, em honra dos militares e civis já falecidos; e condecorações a militares da Unidade.

Em discurso, o Comandante do CT, Coronel Manuel Costa, deixou palavras de agradecimento ao pessoal militar e civil da Unidade, realçando que “o último ano foi marcado por conquistas e o sucesso é fruto do trabalho de uma equipa dedicada e comprometida com a missão”, deixando também umas palavras para o futuro dando ânimo “rumo a novas metas e desafios, sempre com foco na excelência e no cumprimento da missão”.

Após a cerimónia houve espaço para o descerramento do espaço comemorativo dos 120 anos no Campo de Tiro. O monumento é representativo de duas das principais vertentes do Campo de Tiro: o compromisso com a missão e a sustentabilidade ambiental.

O Campo de Tiro, implementado em Samora Correia, localiza-se na bacia sedimentar dos rios Tejo e Sado e foi criado por Decreto Régio a 24 de março de 1904 como polígono de tiro de artilharia.

Desde esta data passou por várias dependências, maioritariamente do Exército. Mas em 1993 foi integrado na Força Aérea.

O CT dispunha inicialmente de uma área de 1680 hectares, que foi aumentada para os atuais 7569 hectares.

Atualmente tem como missão disponibilizar à Força Aérea, outros ramos das Forças Armadas e às indústrias de defesa, os espaços e a segurança necessários para a execução das práticas e experiências com armamento de treino ou real, bem como a armazenagem de material de guerra.

VEJA AS FOTOGRAFIAS