Esta madrugada de terça-feira, a Força Aérea realizou um transporte de urgência de órgãos para transplante em território nacional, uma missão que decorreu imediatamente após o transporte de um doente entre Ponta Delgada e Lisboa.
Tendo em conta o caráter urgente das missões, para os dois transportes foi empenhado um avião Falcon 50, capaz de atingir uma velocidade de até 887 km/h.
Operado pela Esquadra 504 - "Linces", o avião da Força Aérea descolou do Aeródromo de Trânsito N.º 1, na Portela, pelas 10h45, por forma a garantir o transporte de um homem de 66 anos desde Ponta Delgada, nos Açores, para Lisboa. A bordo do avião esteve uma equipa de saúde da Força Aérea, mais concretamente do Núcleo de Evacuações Aeromédicas, que garantiu o transporte em segurança do doente.
Às 16h00 o avião Falcon 50 estava de regresso à Portela, mas por pouco tempo. Nem três horas depois, descolou novamente com a missão de recolha de órgãos para serem transplantados. O transporte decorreu em território nacional e a missão ficou concluída já no decorrer desta madrugada, pelas 05h40.
Só nos primeiros cinco meses do ano, a Força Aérea já transportou por todo o território nacional mais de 350 doentes, cerca de 70 por mês, além de ter concretizado 15 missões de transporte de órgãos para transplante.
A voar, protegemos!