A Força Aérea criou uma Pós-Graduação dedicada ao “Espaço na Defesa e Segurança Nacional” acessível ao público em geral.
Na tarde de ontem, 17 de setembro, a Academia da Força Aérea acolheu a sessão de abertura, marcada pela lição inaugural ministrada por Carvalho Rodrigues, que contou com a presença da Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Isabel Xavier.
Aquela Pós-Graduação, que decorre de 17 de setembro a 20 de dezembro, é um curso de especialização que visa proporcionar um maior conhecimento nas áreas do Espaço, da Defesa e da Segurança nacional. Para além de se integrar no processo de formação contínua e especializada de militares da Força Aérea, a Pós-Graduação pode ser frequentada por militares e civis, nacionais ou estrangeiros, de Países Amigos e Aliados.
A criação deste curso reflete a aposta da Força Aérea no poder aeroespacial, reconhecendo que a Segurança e Defesa de Portugal ficam mais garantidas através da ação integrada de múltiplos domínios operacionais, dos quais se incluem o ciberespaço e o espaço.
O Coronel Engenheiro Eletrotécnico Pedro Costa, Diretor do Curso, deu início à sessão, realçando a importância do espaço na estratégia de defesa nacional e o papel fundamental que a nova pós-graduação terá na formação de profissionais qualificados. “Como objetivo geral, esta formação pretende proporcionar formação complementar no âmbito do espaço enquanto domínio operacional numa perspetiva de defesa e segurança”, explicou.
A cerimónia contou ainda com as palavras do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Cartaxo Alves, que explicou que “esta pós-graduação será, desde o seu início, um fórum privilegiado de reflexão, que permitirá à nossa instituição perspetivar um melhor conhecimento na área do espaço, capacitando-a para operar, apoiar e sustentar operações a partir de sistemas aeroespaciais, incrementando a nossa consciência situacional. Será, igualmente, mais uma alavanca da construção de uma Força Aérea rumo ao futuro, moderna, tecnologicamente evoluída, consolidando as capacidades defensivas e ofensivas nos vários domínios de operação e centrada na sua missão ao serviço de Portugal e dos portugueses”, sublinhou.
De seguida, teve lugar a Lição Inaugural proferida pelo Professor Fernando Carvalho Rodrigues, conhecido como o "Pai do Satélite Português", que apresentou a sua visão sobre o impacto das tecnologias espaciais na segurança e defesa, ao traçar um panorama da evolução científica nesta área. "Queremos viver defendidos, protegidos e salvos de ameaças. Para isso procuramos saber mais sobre algo que nos parece tão longínquo – o céu, para que a próxima vez que olharmos para cima já saibamos um pouco mais e, desta forma, nos consigamos sentir cada vez mais defendidos, protegidos e salvos de ameaças”, referiu o professor.
Por fim, a Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Isabel Xavier, destacou a importância da formação contínua e parabenizou o pioneirismo, rasgo e ambição da Força Aérea pela inovação da concretização de uma pós-graduação sobre o domínio aeroespacial, um tema tão atual como significativo. Igualmente, reforçou a necessidade de integrar as inovações tecnológicas nos sistemas de defesa do país e o impacto do investimento na constante evolução. “A nossa idiossincrasia geográfica, as entidades criadas ou as infraestruturas edificadas, reunindo o esforço nacional e internacional, público e privado, de nada nos servem se não forem adequadamente complementadas com capital humano qualificado e com o reforço na aposta da formação, na investigação, na inovação e na tecnologia ligadas ao espaço. Iniciativas como esta pós-graduação sobre o espaço na defesa e segurança nacional que hoje se inicia, são, por isso, vitais para cumprir este desígnio nacional”, explanou.