Hoje, 30 de setembro, a Força Aérea começou a voar no exercício Ramstein Flag 2024 (RAFL24), a partir da Base Aérea de Andravida, na Grécia, onde tem cinco F-16M destacados até ao dia 11 de outubro.
O RAFL24 é o exercício mais recente do Allied Air Command da NATO com o objetivo principal de reforçar a cooperação, interoperabilidade e integração entre as forças participantes, demonstrando a determinação, o empenho e a capacidade da Aliança em defender e dissuadir potenciais adversários. Por forma a tornar-se o mais completo possível, é planeado com operações em múltiplos domínios, que procuram fazer face a um conjunto de desafios realistas num ambiente operacional complexo.
Este é o futuro dos exercícios ao nível da NATO, que oferece uma oportunidade única para a Aliança treinar táticas, técnicas e procedimentos de Counter Anti-Access/Area Denial (C-A2/AD) e da Integrated Air and Missile Defence (IAMD).
Este exercício combinado e conjunto conta com a participação de mais 140 meios aéreos, forças marítimas, terrestres e de operações especiais, permitindo ainda às Nações executar estratégias de IAMD e de defesa Ballistic Missile Defence.
Além da Força Aérea Portuguesa e da Força Aérea Helénica, participam, a partir da Base Aérea de Andravida, Forças Aéreas dos Estados Unidos da América, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia e Suécia.