A Força Aérea acolheu, na Base Aérea N.º 11, em Beja, a terceira edição da iniciativa "Astronauta por Um Dia", promovida pela Agência Espacial Portuguesa, que terminou este domingo, 29 de setembro.
O ponto alto da iniciativa foi o voo parabólico que permitiu a 30 jovens finalistas viverem a experiência única de ausência de gravidade, trazendo para a sua realidade as condições enfrentadas por astronautas em missão espacial.
O Airbus 310 da Novespace descolou pelas 08h45 da BA11 oara um voo de duas horas de voo, no qual os jovens estudantes flutuaram em microgravidade, uma experiência que reforça a ligação entre a ciência e o espaço com as gerações mais jovens.
Ao acolher estes eventos, através de instalações adequadas, a Força Aérea reafirma o compromisso em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento científico e tecnológico entre os jovens portugueses, contribuindo para a formação de futuras gerações nas áreas de ciência, tecnologia e engenharia.
Após o voo, a Cerimónia de Graduação contou com a presença, entre outras entidades, da Secretária de Estado da Defesa, Ana Isabel Xavier, que destacou a importância do envolvimento das Forças Armadas em projetos inovadores como este e afirmou tratar-se de um excelente ponto de ligação entre a juventude portuguesa e mundo militar, fazendo com que considerem o mesmo como uma possível oportunidade de carreira.
Esta é a terceira edição da iniciativa "Astronauta Por Um Dia" que já permitiu a 91 jovens sentir a gravidade zero.