Chegou esta manhã, 6 de dezembro, pelas 07h40, à Base Aérea N.º 8 (BA8), em Ovar, o terceiro helicóptero UH-60 Black Hawk para ser operado pela Força Aérea.
Este é o terceiro de nove helicópteros UH-60 Black Hawk que vão equipar a Esquadra 551 – “Panteras”, reativada no final do ano passado para a missão de combate aos incêndios rurais.
O helicóptero foi transportado por um avião KC-390 da Força Aérea Portuguesa, que partiu na quarta-feira, 4 de dezembro, com destino a Dothan, Alabama, nos Estados Unidos da América (EUA), com escalas técnicas na Base Aérea N.º 4, Lajes, e Providence, nos EUA. O voo de regresso teve início no dia seguinte, com destino à BA8, efetuando escalas técnicas em Providence e na Base Aérea N.º 11, Beja. O helicóptero UH-60 Black Hawk, destinado ao combate aéreo de incêndios rurais e à projeção de forças no terreno, permite o transporte de uma equipa de 12 bombeiros totalmente equipados e capacidade de transportar até 2950 litros de água por largada. Com autonomia de voo de 2h30, é um helicóptero utilitário bimotor médio, com um raio de ação de 555 km e uma velocidade máxima de 314 km/h.
Tratando-se de uma missão que exige uma experiência extrema, até 2026 as tripulações da Força Aérea responsáveis por operar o UH-60 Black Hawk passarão por uma fase muito rigorosa de treino por forma a que seja edificada a capacidade com todas as condições de segurança. Recorde-se que, em 2018, o Governo português transferiu para a gestão da Força Aérea os meios próprios do Estado para a missão de combate a incêndios rurais. Neste seguimento, foram assinados contratos de aquisição de seis UH-60 Black Hawk, em grande parte financiados com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Os primeiros dois helicópteros foram entregues à Força Aérea em novembro de 2023, prevendo-se que os restantes sejam entregues até 2025.
Mais recentemente, a Força Aérea assinou, em setembro deste ano, o contrato para a aquisição de mais três helicópteros bombardeiros médios UH-60 Black Hawk, através do concurso público autorizado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2021, de 4 de março, aumentando assim a frota para nove.
Também estes helicópteros são financiados em grande parte por fundos comunitários, através do PRR. A entrega destes últimos três helicópteros está prevista para até 2026.