A Força Aérea Portuguesa fez, em menos de 17 horas, cinco missões de salvaguarda da vida humana em diversas áreas do território nacional.
Entre as 15h do dia 10 e as 07h do dia 11 de fevereiro de 2014, foram empenhadas as aeronaves C-295M da Esquadra 502 – “Elefantes”, EH-101 Merlin da Esquadra 751 – “Pumas” e Falcon 50 da Esquadra 504 – “Linces”, em Portugal continental, Madeira e Açores.
Pelas 15h05 do dia 10, descolava um C-295M da Base Aérea 4 (BA4), nas Lajes (Ilha Terceira, Açores) para efetuar uma busca a um homem de 56 anos, tripulante do navio mercante “Corvo”, caído ao mar a cerca de 935 Km a Este da Ilha Terceira. A missão realizou-se sobre condições de ventos fortes e visibilidade reduzida, bem como agitação marítima com vagas entre 5 a 6 metros. A aeronave chegou à área de operações pelas 16h55, dando início à busca. A mesma foi interrompida às 18h55, por falta de luz. O C-295M aterrou nas Lajes às 21h40.
Antes, às 17h10, descolou também da BA4 um EH-101 Merlin em direção a São Jorge, para fazer o transporte aeromédico de dois doentes para o Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira. A missão foi concluída com êxito e o helicóptero aterrou nas Lajes às 19h15.
À mesma hora – 17h10 – em que descolava o EH-101 Merlin nos Açores, descolava também um C-295M na Ilha de Porto Santo para transportar um doente de 33 anos do sexo masculino para tratamento hospitalar na Ilha da Madeira. A aeronave concluiu a missão ao aterrar no Aérodromo de Manobra n.º 3 (AM3) pelas 17h50.
O mesmo C-295 torna a descolar do AM3 pelas 20h50, novamente para a Madeira, desta feita para transportar um doente de 46 anos do sexo masculino para tratamento hospitalar. O regresso ao Porto Santo aconteceu pelas 21h30.
Por fim, pelas 02h45 do dia 11, descola do Aérodromo de Trânsito N.º 1 (AT1) - em Figo Maduro - um Falcon 50 em direção a Faro, para efetuar um transporte de órgãos humanos. Às 06h45 a aeronave regressou ao AT1 dando conclusão a um conjunto de cinco missões em curto espaço de tempo.
As aeronaves da Força Aérea voaram, nestas cinco missões, cerca de onze horas e dez minutos. Resta ressalvar que o país estava sob aviso meteorológico das autoridades competentes e que as missões foram efetuadas em condições atmosféricas significativamente adversas.
Fotografia: Ricardo Gomes