Um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea está neste momento empenhado nas buscas por desaparecidos no Rio Tejo, junto a Cacilhas, depois de uma colisão entre duas embarcações. Para esta missão foi ativada a tripulação de alerta da Esquadra 751 - "Pumas", sediada na Base Aérea N.º 6, Montijo.
A par desta missão, a Força Aérea resgatou durante esta manhã um homem de 28 anos, vítima de queda de parapente. O acidentado caiu em zona de escarpa na Ponta do Pargo, na freguesia do concelho da Calheta, na ilha da Madeira, sendo o alerta dado às autoridades durante esta madrugada.
A tripulação de alerta da Esquadra 751 - "Pumas", em destacamento permanente no Aeródromo de Manobra N.º 3, na ilha do Porto Santo, foi ativada esta manhã para resgatar a vítima, dando resposta à emergência médica.
Porque a vítima se encontrava numa escarpa com declive acentuado, com uma elevação de cerca de 100 metros em relação ao nível da água do mar, esta foi uma missão de dificuldade extrema onde a perícia e coragem da tripulação voltou a ser fundamental para o salvamento de mais uma vida. Depois de reunidas todas as condições, a vítima foi recuperada para o interior do helicóptero EH-101 Merlin, sendo posteriormente transportada e encaminhada para uma unidade hospitalar do Arquipélago da Madeira.
Tanto a missão que está a decorrer como a realizada durante a manhã foram coordenadas pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC Lisboa), após solicitação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), da Marinha Portuguesa.
Início de ano atarefado para a Esquadra 751 - "Pumas" que nos últimos três dias resgatou três pessoas e realizou uma missão de transporte de órgãos para transplante.
Para Que Outros Vivam!