
As capacidades de defesa aérea no Arquipélago da Madeira foram robustecidas com a instalação em definitivo do sistema de comunicações Link 16 na Estação de Radar N.º 4, no Pico do Areeiro, numa operação levada a cabo por militares da Direção de Engenharia e Programas e do Comando Aéreo, entre os dias 9 e 16 de julho.
A implementação desta capacidade possibilita a troca de dados de forma digital e bidirecional entre frotas de aeronaves da Força Aérea dotadas de Link 16 e a ER4, nomeadamente a Recognized Air Picture (RAP), viabilizada através do uso do Multifunctional Information Distribution System (MIDS). Este marco agora alcançado visa sobretudo contribuir para o fortalecimento das capacidades de defesa aérea e para uma melhor integração com os sistemas NATO de comunicações táticas.
O Link 16, enquanto sistema de comunicação, assegura a transmissão de dados de forma segura e expedita, facilitando e agilizando o processo de tomada de decisão, permitindo a troca de informação em tempo real entre aeronaves e outros sistemas. Esta extensão agora concluída beneficia substancialmente as aeronaves que possuam a capacidade Link 16, proporcionando-lhes uma maior consciência situacional e capacidade de intercomunicar e transmitir dados de forma segura e encriptada.
Cobrindo uma vasta área do Atlântico Norte, com a instalação deste sistema na ER4, a Força Aérea reforça a capacidade de vigilância do espaço aéreo nacional, representando mais um marco na modernização dos sistemas de comando e controlo da Força Aérea.