Conteúdo principal

FAP intensifica apoio no combate aos fogos rurais

A Força Aérea reforçou ontem, dia 8 de agosto, as missões de apoio e vigilância aos incêndios rurais, com o empenhamento dos aviões C-295M e P-3C CUP+, em complemento ao dispositivo já estabelecido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e pela Guarda Nacional Republicana (GNR).

Nas primeiras horas de missão, concretizadas esta sexta-feira, foram detetados e identificados focos de incêndio em Forjães, Penafiel, Peral do Meio e Ucanha.

Estas missões de vigilância aérea têm como objetivo reforçar a capacidade de deteção precoce de focos de incêndio rurais e identificar comportamentos de risco, permitindo uma resposta mais célere e eficaz no combate às chamas. Sempre que detetada uma conduta suspeita, procede-se ao seguimento e reporte e à comunicação imediata às autoridades competentes, garantindo a intervenção adequada, de forma a promover um efeito dissuasor.

O C-295M e o P-3C CUP+ são aeronaves com elevada autonomia e capacidade para recolha de informação e seguimento de alvos, inclusive em condições de baixa visibilidade, através de sensores e sistemas de imagem avançados.