Conteúdo principal

UH-60 Black Hawk em treino conjunto na Áustria

A Força Aérea, através da Esquadra 551 – “Panteras”, encontra-se destacada desde o dia 11 de outubro, na Áustria, para a realização de um treino conjunto com a Força Aérea Austríaca, naquele que constitui o primeiro destacamento internacional daquela Esquadra. A missão insere-se no processo de aprontamento para as futuras operações de combate a incêndios rurais com os helicópteros UH-60 Black Hawk, capacidade em fase de edificação na Força Aérea.

Nesta primeira semana, entre 13 e 17 de outubro, estão previstos treinos de combate a incêndios rurais e, de 20 a 24 de outubro, na segunda semana, operações de voo em montanha e com carga suspensa. O destacamento tem como objetivo a troca de experiências e o reforço de competência, adaptando-as ao contexto nacional.

Composto por dois helicópteros UH-60 Black Hawk e um contingente de 26 militares, o destacamento vai estar a operar a partir da Base Aérea de Tulln de 13 a 24 de outubro.

A projeção dos meios aéreos decorreu nos dias 11 e 12 de outubro, a partir da Base Aérea N.º 8, em Ovar, sendo o apoio logístico e o transporte estratégico de pessoal militar e de material assegurado por um avião C-295M, da Esquadra 502 – “Elefantes”.