Conteúdo principal

Força Aérea finaliza formação de Controlo de Tráfego Aéreo a três alunos afegãos

Foi concluída a 30 de março de 2014 mais uma etapa da formação ministrada por militares da Força Aérea Portuguesa no âmbito da participação de Portugal na International Security Assistance Force (ISAF): três alunos afegãos terminaram com sucesso a fase Pré On Job Training (Pré-OJT) do curso de Controlador de Tráfego Aéreo (CTA).

Com o objetivo de dar continuidade à formação de CTA no Afeganistão, ministrada pelos formadores CTA do P15 [1] dos 5º e 6º Contingentes Nacionais, a Força Aérea destacou uma equipa de dois instrutores integrados no P15 do 7º Contingente para o Afeganistão, mais especificamente para o Kabul International Airport (KAIA). Esta equipa, constituída pelos Major Técnico de Operações de Circulação Aérea e Radar de Tráfego (TOCART) Alberto Pinho e pelo Sargento-Chefe Operador de Circulação Aérea e Radarista de Tráfego (OPCART) Carlos Figueiredo, teve como missão formar instruendos afegãos numa fase de treino Pré-OJT.

A fase de treino define-se como um período de formação evolutivo e essencial, na qual os instruendos CTA são sujeitos - através de simulações interativas - a situações e eventos específicos de tráfego aéreo, passíveis de ocorrer em KAIA em ambiente real de trabalho. Nomeadamente, o objetivo principal desta fase de treino Pré-OJT reside na preparação dos alunos para a fase de treino seguinte, ou seja a fase On the Job Training (OJT).

 

[1] P15 – grupo constituído por formadores da FAP, que abrange valências de formação tais como Air Traffic Control,Airport Safety Management,MeteorologyeCommunications, Navigation and Surveillance.

Por: AP
MAJ/TOCART