Conteúdo principal

Academia da Força Aérea tem novo Comandante

Decorreu ontem, dia 31 de outubro, a cerimónia de Rendição do Comandante da Academia da Força Aérea (AFA), na Granja do Marquês, em Sintra.

A cerimónia, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, marcou a passagem do Comando da Academia da Força Aérea do Tenente-General, Piloto-Aviador, Fernando Costa para o Major-General, Piloto-Aviador, Paulo Costa. 

Na primeira vez que se dirigiu aos militares da AFA como novo Comandante, o Major-General Paulo Costa reforçou a importância dos militares e trabalhadores civis da Academia reforçando que “é aqui que se formam os líderes de amanhã e, consequentemente, é aqui que se começam a tecer os caminhos que coletivamente iremos trilhar.”

De seguida, foi a vez do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, dirigir palavras aos militares presentes na cerimónia, enaltecendo a importância dos resultados obtidos na Academia, referindo que só são possíveis “fruto do empenhamento, motivação, espírito de missão, alta qualificação técnica e pedagógica de todas e todos quantos têm exercido funções na Academia da Força Aérea” contribuindo para que “sejamos hoje uma das instituições nacionais mais empreendedoras, prontas, organizadas e, consequentemente, mais competitivas e respeitadas, sempre a olhar para futuro. Não só para o ar, mas agora também para espaço”.

Aos alunos da Academia, falou sobre a vida militar na Força Aérea, como uma vida de “sacrifício e entrega total, onde se fortificam e renovam todos os sentimentos de pertença e vínculos afetivos. Não é uma vida fácil mas é uma vida de convicção, uma carreira militar livremente escolhida por todos vós, cumprida nesta instituição, não se traduz num mero desempenho sócio-profissional mas antes e, sobretudo, numa forma clara de um honroso e significante serviço público e de uma absoluta entrega à nação que juramos honrar e defender". “Na Academia da Força Aérea formamos os melhores", concluiu. 

O Major-General, Piloto-Aviador, Paulo Costa ingressou a Academia da Força Aérea em agosto de 1988. No decorrer da sua carreira foi piloto de TB-30 EPSILON e de P-3 ORION, tendo acumulado cerca de 5000 horas de voo. Em funções relacionadas com comando, direção e chefia, comandou a Esquadra 601 – “Lobos”; chefiou a Divisão de Operações do Estado-Maior da Força Aérea; comandou a Base Aérea N.º 11, em Beja; e foi Diretor de Operações Aéreas no Comando Aéreo. Já no panorama internacional, entre os anos 2014 e 2017 foi Conselheiro Militar na Representação Militar Portuguesa (MILREP) junto da NATO e da União Europeia, e, em 2024 e 2025, exerceu o cargo de Diretor do Centro de Operações Aéreas Combinadas de Torrejón (CAOC TJ), em Madrid, função que antecede ao cargo que agora passou a ocupar, a de Comandante da Academia da Força Aérea.

Na cerimónia houve ainda lugar à imposição de condecoração ao Tenente-General Fernando Costa com a Medalha de Prata de Serviços Distintos.

VEJA AS FOTOGRAFIAS

Rendi??o do Comandante da Academia da For?a A?rea