A Força Aérea Portuguesa reforça a sua colaboração com a Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia(FRONTEX), desta vez numa área de operações junto ao Senegal, onde conta com a participação de 19 militares e uma aeronave C-295M.
A Esquadra 502 - "Elefantes" da Força Aérea está envolvida na Operação HERA, onde participa desde o dia 22 de agosto com a referida aeronave, duas tripulações, militares de apoio e um elemento de ligação no International Coordination Center (ICC) em Madrid.
A missão nacional na costa ocidental africana tem como principal objetivo o combate da migração ilegal com origem no continente africano. Contudo, as tripulações estão preparadas para detetarem e reportarem todo um conjunto de possíveis atos ilícitos que possam ocorrer na área atribuída.
O destacamento está igualmente preparado para fazer face a solicitações de Busca e Salvamento, como foi requerido no dia 2 de setembro. Esta solicitação esteve relacionada com o mau tempo (furacão classe I) que passou naquela área e originou o naufrágio de um navio grego. Foi solicitado ao meio aéreo nacional a localização de eventuais náufragos do desastre.
Em pouco mais de uma semana já foram efetuadas quase 40 horas de voo, nesta operação que conta com a participação da Força Aérea Portuguesa até 30 de setembro.