Uma aeronave P-3C CUP+, da Força Aérea, executou a primeira missão em 2016 na Operação Active Endeavour, que tem como objetivo patrulhar e monitorizar o Mar Mediterrâneo para dissuadir, defender e proteger as nações da NATO quanto a eventuais ataques terroristas.
Esta operação realizou-se no dia 05 de janeiro e contou com a participação de meios aéreos e de superfície da Aliança.
No que concerne à participação portuguesa, esse envolvimento só foi possível devido às qualificações e à experiência dos militares da Esquadra 601 – “Lobos”, que, sob a égide da NATO, contam 11 anos neste tipo de operação, na luta contra o terrorismo e outras atividades ilícitas em ambiente marítimo.
O pessoal de manutenção e os 13 elementos da tripulação iniciaram os preparativos com mais de 24H de antecedência, preparando a aeronave mas também os briefings e os planeamentos necessários para cumprir a missão.
A grande autonomia da plataforma P-3C CUP+ (classificada de Extra-Long Range) e os sensores que a equipam permitem que este tipo de missão possa ascender a mais de oito horas de voo, patrulhando uma área superior a 250.000 Km2.