O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, visitou os militares portugueses destacados na Base Naval de Sigonella, Sicília – Itália, a 26 de maio de 2016.
Portugal está presente nesta Unidade com dois destacamentos da Força Aérea: uma aeronave P-3C Cup+ da Esquadra 601 – “Lobos” no âmbito da operação SOPHIA da EUNAVFOR MED; e uma aeronave C-295M da Esquadra 502 – “Elefantes”, no âmbito da operação FRONTEX.
Nesta visita estiveram também presentes o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa, o Chefe do Estado-Maior da Armada Portuguesa, o Comandante do Comando Aéreo Interino e o Diretor-Geral da Autoridade Marítima Nacional.
Ambas as Forças Nacionais Destacadas, representadas pela Força Aérea Portuguesa, têm como objetivo colaborar no controlo à imigração ilegal através do empenhamento de meios aéreos e tripulações qualificadas para o efeito.
A crise migratória no Mediterrâneo,ou crise de refugiados na Europa como é vulgarmente conhecida, agravou-se em 2016, sendo atualmente considerada pela Organização das Nações Unidas como uma situação crítica da Humanidade. Deve-se, essencialmente, ao aumento constante de refugiados que pedem asilo e aos migrantes que partem sobretudo de África e do Médio Oriente para países europeus, em busca de melhores condições sociais e económicas. É já considerada a maior crise de refugiados após a II Guerra Mundial.
Pode aceder ao comunicado de imprensa, aqui.
Veja aqui as fotografias da visita