Conteúdo principal

SETE VIDAS SALVAS EM MENOS DE 24 HORAS

A Força Aérea esteve ontem, dia 14 de agosto, empenhada em várias missões de Salvaguarda da Vida Humana, empenhando vários dos seus meios aéreos, humanos e terrestres, em Portugal Continental e Ilhas.
 
O primeiro alerta soou no Montijo, na madrugada de dia 14, com um pedido de auxílio, vindo de um veleiro Português, a cerca de 430km a sudoeste, ainda na área de responsabilidade de busca e salvamento de Marrocos.
 
Um casal de sexagenários portugueses, tripulantes do veleiro “Força 3”, encontravam-se à deriva dentro de uma balsa salva vidas, após a embarcação onde navegavam ter naufragado.
 
Para a missão, descolaram da Base Aérea N.º6, no Montijo, um helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 751 – “Pumas”, e um C-295, da Esquadra 502 – “Elefantes”, às 00h56 e às 01h06, respetivamente, com uma equipa médica militar a bordo.
 
Já no decorrer da missão, o casal de náufragos, de 68 e 65 anos, acabaria por ser recolhido pelo navio mercante “RIO BARROW”, que divergiu para o local, e posteriormente resgatados pela tripulação do EH-101 Merlin pelas 03h12.
Os meios aéreos regressaram ao Montijo pelas 04h55, sendo de referir que ambos os náufragos se encontram bem de saúde.
 
O Helicóptero EH-101 Merlin, viria a descolar cerca de oito horas depois para efetuar mais um salvamento, desta vez numa escarpa na zona de Lagos, no Algarve.
 
Uma senhora, após queda numa falésia junto à praia dos Pinheiros, em Lagos, necessitava de auxílio médico urgente, encontrando-se numa zona de difícil acesso.
 
A senhora foi resgatada com sucesso e transportada para o aeroporto de Faro, onde se encontrava uma ambulância do INEM para a encaminhar ao Hospital.
 
Na Base Aérea N.º4, na Ilha Terceira, o alerta soou pelas 16h00 (hora local), com um pedido de auxílio, vindo do veleiro Alemão “Captain Cook”, que se encontrava a cerca de 350km a oeste daquela ilha do arquipélago dos Açores.
 
Um dos tripulantes, um homem de nacionalidade alemã, necessitava de assistência medica urgente, tendo sido recuperado e transportado horas mais tarde pelo helicóptero EH-101 Merlin para o Hospital do Santo Espírito na Ilha Terceira.
 
Nesta missão para além do helicóptero da Esquadra 751 – “Pumas”, foi também empenhada uma aeronave C-295 da Esquadra 502 – “Elefantes”, devido à distância a que se encontrava o veleiro.
 
Ainda no dia de ontem, a Força Aérea esteve empenhada em mais 3 missões de transporte medico de doentes no arquipélago dos Açores, sendo uma delas um transporte de longa distância efetuado de Ponta Delgada (Ilha de São Miguel) para Lisboa, realizada com recurso à aeronave Falcon 50 da Esquadra 504 – “Linces”.
 
Além da prontidão máxima dos meios aéreos e respetivas tripulações, voltou a ser crucial a rápida e ágil coordenação entre a Força Aérea e as diferentes entidades competentes.
 
Nestas missões estiveram envolvidas, para além da Força Aérea, a Marinha o INEM e os Bombeiros.



Resgate dos naufragos portugueses já abordo do navio "Rio Barrow"


Resgate de um tripulante do veleiro "Captain Cook" a 350 km a oeste da ilha Terceira