Os meios da Força Aérea foram ativados, nos dias 27 e 28 de outubro, para missões de apoio no combate a incêndios, tendo detetado 13 focos de incêndio.
Uma aeronave C-295M, operada pela Esquadra 502 – “Elefantes”, realizou cerca de 11h30 de voo, em missões diurnas e noturnas, com o empenhamento de diversas tripulações.
Estes meios aéreos, com os seus avançados sensores de deteção térmica, foram fundamentais para orientar os meios no terreno durante o combate aos incêndios no território nacional.
Após a deteção e monitorização dos focos de incêndio, as informações recolhidas pelas tripulações da Força Aérea eram processadas pelo centro de Comando e Controlo do Comando Aéreo e, de imediato, difundidas para o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS). Posteriormente, o CNOS disseminava essas informações pelos seus órgãos ou centros de coordenação locais, de forma a poder efetuar o combate com eficácia.
Além das operações de vigilância aérea, a Força Aérea encontra-se ainda a efetuar patrulhamento terrestre e colabora na mitigação dos efeitos dos incêndios através do transporte de forragens para animais para as zonas afetadas.