Conteúdo principal

118.º Aniversário do Campo de Tiro

Criado por Decreto Régio, a 24 de março de 1904, o Campo de Tiro (CT) seria constituído como polígono de tiro de artilharia. A 26 de fevereiro de 1993, depois de ter passado por várias dependências, o CT era integrado na Força Aérea, como unidade territorial, na dependência orgânica do Comando Aéreo.

Hoje, dia 24 de março, o Campo de Tiro celebra o seu 118.º Aniversário, sempre a cumprir com a missão de disponibilizar à Força Aérea, aos outros ramos das Forças Armadas, forças de segurança e às indústrias de defesa, os espaços e a segurança necessários para a execução das práticas e experiências com armamento de treino ou real, bem como a armazenagem de material de guerra.

Tem ainda outras competências, como apoiar o treino operacional do pessoal navegante da Força Aérea e de Forças Aéreas Estrangeiras em missões de tiro e bombardeamento, apoiar o desmantelamento e a destruição de munições de explosivos militares, entre outras.

O Campo de Tiro possui várias linhas de tiro destacando-se uma linha de 2.500 metros, uma das poucas existentes na Europa.

Sob o lema “o saber da experiência feito”, o Campo de Tiro é uma instituição que desempenha um papel fundamental no aperfeiçoamento das operações militares e no aprontamento de Forças Nacionais Destacadas para Teatros de Operações no estrangeiro.