Realizou-se hoje, dia 24 de outubro, a cerimónia de Dia de Unidade e Rendição de Comandante da Base Aérea N.º 11, em Beja, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves.
A cerimónia, que serviu para assinalar os 59 anos da Unidade, contou com as habituais Rendição do Porta-Estandarte Nacional e da Unidade; Homenagem aos Mortos; e imposição de condecorações a militares e civis da BA11.
Seguiu-se a cerimónia de rendição do comando da unidade. Tomou posse como novo Comandante o Coronel João Rosa, substituindo no cargo o Coronel Carlos Lourenço, que assumia aquelas funções desde 21 de outubro de 2021.
O Coronel Carlos Lourenço foi agraciado com a Medalha de Serviços Distintos Grau Prata.
Nas primeiras palavras dirigidas aos militares que comanda, o Coronel João Rosa passou uma mensagem de confiança sem esquecer a "responsabilidade de proteger e representar um nobre povo com quase mil anos de história."
O Coronel João Rosa ingressou na Academia da Força Aérea em 1992. Entre 1997 e 2002 voou a aeronave Alpha-Jet, na Esquadra 103 “Caracóis” e posteriormente na Esquadra 301 – “Jaguares”.
Entre 2002 e 2016, operou a aeronave F-16 nas Esquadras 201 – “Falcões” e 301 – “Jaguares”.
Comandou diversas missões internacionais de Baltic Air Policing e Assurance Measures na Lituânia, Roménia e Polónia com as aeronaves F-16AM e P-3C+.
Com 4000 horas de voo, o Coronel João Rosa era desde 2022 o Chefe do Estado-Maior para o Comando Aéreo, acumulando desde o início deste ano o Comando da Zona Aérea da Madeira.