Conteúdo principal

Campo de Tiro tem novo Comandante

Esta manhã, 30 de outubro, realizou-se a cerimónia de rendição de Comandante do Campo de Tiro, em Samora Correia, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves.

O Coronel Manuel Bernardo da Costa foi investido como novo Comandante, rendendo no cargo o Coronel Gumersindo Pedrosa Brás.

Durante a cerimónia o novo Comandante do Campo de Tiro, Coronel Manuel Costa, usou da palavra, dirigindo-se aos militares que agora comanda reiterando uma mensagem de confiança: "trabalhando juntos, com respeito e camaradagem, poderemos alcançar os nossos objetivos com êxito. Não importa a hierarquia ou o posto, cada um de nós é essencial para o sucesso da nossa missão".

Natural de Aveiro, o Coronel Manuel Bernardo da Costa ingressou na Força Aérea em janeiro de 1984 na especialidade de Técnico de Operações de Deteção e Conduta de Interceção.

Durante a sua carreira desempenhou funções de Instrutor, Delegado de Núcleo, Adjunto do Comando e Diretor da Escola de Formação de Formadores no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea.

Em 1999, participou nas missões internacionais Allied Force e UNTAET – Timor como Public Information Officer, assumindo mais tarde, de 2001 a 2006, as funções de Ajudante-de-Campo do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea.

Já em 2007 esteve colocado no Joint Analysis Lessons Learned Centre, organismo da NATO sediado em Monsanto, como Lessons Learned Air Staff Officer.

Posteriormente, em 2010 foi Chefe de Gabinete do Comandante Aéreo até 2012, altura em que foi colocado na Academia da Forca Aérea, no Centro de Estudos Aeronáuticos, como Professor.

Em 2014 regressou ao Comando Aéreo, sendo colocado no Centro de Relato e Controlo como Master Controller e, posteriormente, como Chefe da Secção de Instrução.Em dezembro de 2016 foi nomeado Chefe das Relações Públicas e Porta-voz da Força Aérea, funções que exerceu até ao dia de hoje.

VEJA AS FOTOGRAFIAS

VEJA O VÍDEO