Conteúdo principal

Ministro da Defesa destaca importância dos militares

O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, visitou o destacamento da Força Aérea dedicado à missão de apoio ao combate aos incêndios rurais, no Aeródromo da Lousã, durante a tarde de ontem, dia 30 de julho, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves.

Após a visita, o MDN vincou que “os militares não estão nos quartéis” e aproveitou para reconhecer “o grande profissionalismo da Força Aérea, que coloca à disposição da prevenção dos incêndios os seus meios mais sofisticados e militares particularmente especializados”. Reconhecendo que os “militares estão sempre lá”, destacou que tanto “estão um pouco por todo o território” como “também no estrangeiro”, dando “tudo de si para ajudar as pessoas”.

A Força Aérea contribui para a missão nacional de combate aos incêndios rurais através de meios próprios, nomeadamente com UAV OGASSA da Esquadra 991 e helicópteros AW119 Koala da Esquadra 552.
O UAV OGASSA está atualmente a operar a partir de Mirandela e da Ota, podendo, se necessário, ser operado a partir da Lousã ou de Beja. Para a operação da Esquadra 911, sediada no Centro de Formação Militar Técnica da Força Aérea, na Ota, contribuem 41 militares.

Já os dois helicópteros AW119 Koala, a operar a partir do Aeródromo da Lousã e da Base Aérea N.º 11, em Beja, são responsáveis por realizar a coordenação aérea dos meios aéreos dedicados ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR). Para a operação da Esquadra 552, sediada na Base Aérea N.º 11, contribuem 65 militares.

Para a realização das missões e coordenação do empenhamento diário existe ainda no Comando Aéreo, em Monsanto, o Núcleo de Missões de Interesse Público com cinco militares dedicados.

Durante a visita, foram apresentados os meios aéreos da Força Aérea dedicados àquela missão, ma visita à Ground Control Station Móvel da Esquadra 991 para assistir ao funcionamento dos Sistemas Aéreos Não Tripulados, incluindo passagem aérea do UAV OGASSA, e visita aos helicópteros AW119 Koala e contacto com as tripulações.

Para além do contributo com meios próprios, a Força Aérea é ainda a entidade gestora dos meios aéreos contratados para o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR).

Este dispositivo foi planeado para a contratação de 74 meios aéreos, dos quais 52 helicópteros e 22 aviões. Todos os meios aéreos planeados foram contratados, tornando o DECIR 2024 no maior dispositivo de sempre. Destes 74 meios aéreos fazem parte os dois helicópteros AW119 Koala da Força Aérea referidos anteriormente.

VEJA AS FOTOGRAFIAS

VEJA O VÍDEO