A Força Aérea, em conjunto com a Marinha Portuguesa, testou os sistemas de Guerra Eletrónica das aeronaves KC-390 e EH-101 Merlin, das Esquadras 506 – “Rinocerontes” e 751 – “Pumas”, em operações que decorreram nos dias 17 e 18 de dezembro.
No caso em particular do avião KC-390, tratou-se do passo inicial na validação das capacidades daqueles sistemas.
Os testes incluíram a largada de contramedidas, denominadas de Chaffs e Flares, em contexto de exercício, bem como os processos de interoperabilidade entre as forças presentes, permitindo treinar as tripulações nesta capacidade, recriando cenários exigentes e complexos.
O exercício contou com o apoio da Marinha através da fragata NRP D. Francisco de Almeida, onde seguiram embarcados elementos da Força Aérea. Durante o exercício foi possível ainda treinar procedimentos de uma operação de busca e salvamento, com militares a serem resgatados da fragata da Marinha pela tripulação do helicóptero EH-101 Merlin.
Além da participação da Esquadra 506 e da Esquadra 751, o Centro de Guerra Eletrónica da Força Aérea também esteve envolvido no apoio direto às atividades, tanto em voo como a bordo da fragata NRP D. Francisco de Almeida.