Conteúdo principal

Força Aérea voa de urgência em três distintas missões

A Força Aérea esteve fortemente empenhada em missões de apoio à população durante a madrugada e o dia de hoje, 5 de janeiro, envolvendo três meios aéreos distintos para responder a necessidades urgentes de transporte de dois doentes e órgãos para transplante.

Destacando-se entre essas missões, o helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 751 – "Pumas", foi mobilizado para realizar o transporte de órgãos para transplante, uma missão que, embora já tenha sido realizada antes, não é comum para esta aeronave. Esse transporte é importante, pois mostra a capacidade do EH-101 Merlin em missões de salvamento de vidas sobretudo quando a rapidez da missão é factor. 

Durante a madrugada, outras aeronaves foram mobilizadas para missões de transporte de doentes. O avião C-295M, da Esquadra 502 – "Elefantes" em alerta na Base Aérea N.º6, no Montijo, foi destacado para realizar o transporte de um paciente de Faro para Lisboa, garantindo o encaminhamento urgente para cuidados médicos especializados. Também de madrugada, o Falcon 50, da Esquadra 504 – "Linces", descolou de Lisboa em direção aos Açores, realizando uma missão de longa distância, transportando um doente entre Ponta Delgada e o Funchal, na Madeira.

Estes voos demonstram o empenho contínuo da Força Aérea em responder prontamente às necessidades da população, seja em todo o território nacional, do continente às ilhas.

A voar, protegemos.