A Força Aérea foi a Beirute, Líbano, para trazer para Portugal algumas dezenas de estudantes sírios, ao abrigo da Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência, promovida pelo ex-Presidente da República Jorge Sampaio.
A missão é feita pela aeronave C-130 da Esquadra 501 – “Bisontes”, que na noite do dia 28 de fevereiro aterra no Aeródromo de Trânsito n.º1, em Figo Maduro, com estes estudantes a bordo, a tempo de frequentarem o segundo semestre deste ano letivo em diferentes universidades portuguesas.
A Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes foi lançada no verão passado com a criação de um fundo de emergência para atribuir um milhar de bolsas, com a duração de um ano académico, a alunos que tenham sido obrigados a interromper os seus estudos na sequência da guerra civil na Síria.
Os estudantes que chegam a Portugal terão integração em universidades de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Covilhã, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto e Santarém.
Os sírios que fogem do conflito civil estão a tornar-se a maior população de refugiados do mundo, estando muito próximos dos números afegãos. Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, a guerra civil já fez pelo menos 136 mil mortos.