Conteúdo principal

Três missões de vigilância do Mediterrâneo num só dia

A Força Aérea, através da Esquadra 502 – “Elefantes”, realizou ontem, dia 19 de outubro, três missões de vigilância das fronteiras e costas do Mediterrâneo, no âmbito da Operação Frontex JO Índalo, que decorre a partir de Málaga, em Espanha.

A presença da Força Aérea naquela missão tem como principal objetivo o controlo das fronteiras marítimas externas, com ênfase na salvaguarda da vida humana, prevenção da migração ilegal, tráfico de seres humanos, bens e armamento, pesca ilegal, contrabando, tráfico de droga e outras atividades ilícitas.

Dia especial

As três missões desencadeadas num só dia não foram motivo para deixar de marcar a progressão da carreira de um militar presente em missão, com o destacamento a realizar a cerimónia de promoção do posto de Alferes a Tenente. Em simultâneo, durante o voo, a tripulação assinalou o Dia Internacional da Luta contra o Cancro da Mama, associando-se à causa como forma de reforçar a importância da sensibilização e prevenção daquela doença.



A missão ao serviço da Agência Frontex

Recorde-se que um destacamento de 18 militares e um avião C-295M da Esquadra 502 – “Elefantes” encontram-se em missão em Málaga desde 19 de março. Com duração até 26 de novembro, aquela missão foi dividida em duas fases, com interrupção entre 11 de junho e 3 de setembro.

A operação Índalo está integrada na Agência Europeia da Guarda Costeira e de Fronteiras –FRONTEX, um organismo europeu criado em 2004 com o objetivo de promover, coordenar e desenvolver a gestão das fronteiras europeias, em conformidade com a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia (UE) e o conceito de Gestão Integrada de Fronteiras. Compete àquela agência apoiar os Estados-Membros da UE e os países associados de Schengen a proteger as fronteiras externas do espaço de livre circulação da UE.