
O ETAP é o programa desenvolvido com vista a melhorar a capacidade operacional de transporte aéreo dos países europeus, com o objetivo de atingir uma maior interoperabilidade entre as nações que defendem os céus da Europa.
O programa tem por finalidade melhorar e desenvolver táticas, técnicas e procedimentos comuns por forma a ultrapassar os desafios de pilotar aviões de transporte num ambiente operacional moderno conjunto e combinado.
O ETAP está dividido em quatro vertentes distintas: European Tactical Airlift Programme – Course (ETAP-C), European Tactical Airlift Programme – Instructor Course (ETAP-I), European Tactical Airlift Programme – Training (ETAP-T) e o European Tactical Airlift Programme – Symposium (ETAP-S).
A vertente ETAP-C, a decorrer de 19 a 31 de outubro, a partir da Base Aérea n. º 11, em Beja, visa fornecer às tripulações um curso abrangente de táticas de transporte aéreo, por forma a aprimorar o conhecimento tático das forças envolvidas e expandir a área de conhecimentos em cenários hostis. Durante este curso, as tripulações vão ser treinadas em simulações de cenários reais, expondo-as a ameaças Ar-Chão e Ar-Ar.
O ETAP-T é um exercício de treino, que se realiza anualmente, onde são desenvolvidos cenários adequados a cada tipo de missão, de acordo com as características e requisitos de cada aeronave participante. O ETAP-T oferece oportunidades de treino tanto para as tripulações como para as restantes áreas operacionais envolvidas. O principal objetivo é gerar uma maior interoperabilidade entre os diversos países participantes, criando uma base para o sucesso das operações conjuntas e combinadas.
A vertente “I” do ETAP visa fornecer aos pilotos instrutores de transporte aéreo europeu uma maior experiência e conhecimento sobre os diferentes tipos de aeronaves de transporte existentes, bem como as suas respetivas capacidades no desempenho das missões associadas. Permite ainda que os pilotos instrutores assistam as tripulações durante a preparação do voo e as apoiem durante a execução das missões, o que contribui em larga escala para o desenvolvimento destes.
O ETAP-S concentra-se exclusivamente nos aspetos tácticos do domínio do transporte aéreo europeu e destina-se ao nível operacional. Isto completa o ciclo de ensino, aprendizagem e debate. As iniciativas concretas serão vantajosas para consideração por parte da European Air Transport Fleet (EATF).