Portugal possui uma das maiores zonas de Busca e Salvamento do mundo, com uma área de responsabilidade equivalente a 63 vezes o território nacional, correspondente a cerca de 4.926.350Km2.
São da responsabilidade da Força Aérea e da Marinha de Portugal todas as ações decorrentes no espaço aéreo e marítimo, sendo que em 2014 planearam, coordenaram e controlaram na região de busca e salvamento de Santa Maria (SRR Santa Maria) - zona de responsabilidade dos centros coordenadores de busca e salvamento Aéreo (RCC Lajes) e Marítimo (MRCC Delgada) dos Açores - 156 missões conjuntas, das quais resultaram 40 vidas salvas. Para essa coordenação e para ter uma resposta eficiente às solicitações, o RCC Lajes e o MRCC Delgada têm ao seu dispor meios aéreos e navais.
A Força Aérea tem na Base Aérea N.º4 (BA4) - Lajes, Terceira - 24 horas por dia e sete dias por semana, um dispositivo de alerta com três aeronaves ao seu dispor, dois helicópteros EH-101 MERLIN (da esquadra 751 – “Pumas”) e um avião C-295M (da esquadra 502 – “Elefantes”).
De 04 a 08 de maio de 2015 vai realizar-se na BA4 o V Encontro de Centros de Busca e Salvamento dos Açores, que contará este ano com a presença inédita da United States Coast Guard, da Royal Canadian Air Force, Joint Rescue Coordination Center de Halifax (Canadá) e Joint Rescue Coordination Center de Norfolk (EUA) que se juntam às já habituais entidades participantes: Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e Autoridade Marítima Nacional, entre outras.
O objetivo deste encontro, promovido e coordenado pelo RCC Lajes, é promover e maximizar a sinergia entre os vários centros de busca e salvamento e entidades intervenientes nestas ações, bem como trocar conhecimentos e experiências com entidades externas internacionais.
No âmbito desse encontro serão realizados vários exercícios conjuntos, com meios aéreos e navais da Força Aérea, Armada, US Coast Guard e Royal Canadian Air Force, a ter lugar no dia 07 de maio de 2014 na BA4, a fim de treinar os procedimentos de busca e salvamento para uma situação de queda de uma aeronave no mar, envolvendo não só as unidades de busca e salvamento existentes no arquipélago dos Açores mas também unidades externas internacionais.