O fim de semana de 25 e 26 de julho ficou marcado pela realização de missões de várias tipologias, quer no continente, quer nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Uma dessas missões, a cargo da Esquadra 504 – “Linces”, consistiu no transporte de órgãos para transplante, através da aeronave Falcon 50.
Só este ano, os “Linces” já efetuaram 19 missões deste género, num total de cerca de 40 horas de voo. Para responder com sucesso a este tipo de solicitações, são cruciais as tripulações altamente treinadas e as capacidades da aeronave Falcon 50, pronta para desempenhar operações de transporte especial, em que o fator distância e tempo são vitais.
Durante estes dias, três pessoas que precisavam de assistência médica urgente foram, por sua vez, transportadas pela Esquadra 502 “Elefantes”: duas do Porto Santo para o Funchal, na Madeira, e uma de São Jorge para a Terceira, nos Açores.
Fora de Portugal, a partir de Málaga, em Espanha, e de Sigonella, em Itália, as esquadra 601 – “Lobos” e 502 – “Elefantes” continuam envolvidas nas operações TRITON E INDALO, respetivamente, no âmbito da Agência FRONTEX.